Para dúvidas, críticas e sugestões entrem em contato conosco: damed.unifenasbh@gmail.com Sua participação é muito importante!

Resultado da Assembléia Geral - Carta à Reitoria

À Reitoria da Universidade José do Rosário Velano – Unifenas-BH.

Carta de exigências, protesto e requerimento dos estudantes de Medicina do campus Líbano.


O Diretório Acadêmico Carlos Mosconi, entidade fundada em 2003, e órgão oficial de representação dos estudantes de Medicina do campus Belo Horizonte, vem através desta carta, e baseado nas exigências, protestos e requerimento dos estudantes durante a Assembléia Geral do dia 15 de setembro de 2009, solicitar respostas sobre os tópicos e temas a seguir.

1 – Mensalidade:
            Desde as remotas reuniões com a coordenação do curso de medicina que este DA manteve, os estudantes sempre tocaram na questão do valor abusivo praticado por esta instituição de ensino. Em 2003, em reunião com o professor Fuad, os estudantes receberam a resposta de que a mensalidade justificava-se porque “um projeto sólido de ensino, com uma infra-estrutura adequada estava se projetando e que havia previsão da construção ou compra de um hospital-escola”. Passados seis anos, o que os estudantes percebem é que há graves falhas na infra-estrutura do campus Belo Horizonte. A exemplo, o CEASC arrasta-se em obras há anos. Não há livros suficientes na biblioteca. Não há computadores funcionantes adequadamente disponíveis. Não há elevadores, rampas de acesso que permitam pacientes e alunos com deficiência de locomoção se deslocar no campus. Não há estrutura básica nos grupos tutoriais (falta de pincel atômico e até salas adequadas). Não há um auditório, o que nos envergonha em receber pessoas de outras instituições e escolas, bem mesmo nossos pais e familiares durante cerimônias e eventos. Não há peças nas aulas de anatomia patológica! Não há um currículo básico de farmacologia.
            Se fossemos listar nesta carta todas as coisas que os estudantes sentem falta, para que nosso curso fosse no mínimo, adequado para uma formação ampla, técnica e humanamente coerente, necessitaríamos de muitas laudas para descrever.
            Diante de tantas faltas e necessidades, porque uma mensalidade tão cara? Porque além de cara ela vem aumentando a cada semestre? Porque os alunos de Alfenas pagam mais barato pelo mesmo curso?
            Os estudantes não aceitam mais respostas prontas como: “O PBL é mais caro porque precisa de mais professores”, ou  “Aumenta porque está no contrato”. Os estudantes se sentem lesados quando vêem que na verdade faltam professores para atendê-los nos tempos protegidos, ou GT´s e seminários de conteúdos ou habilidades que outros cursos médicos possuem. Os alunos precisam de resposta urgente sobre o futuro. Será que em seis anos, a mensalidade dobrará? Em qual índice se baseia tal aumento? Lembram os estudantes, que a inflação nacional está aquém dos reajustes praticados na mensalidade nos últimos anos e mesmo assim este não é um índice justo, pois educação não é mercadoria, é um serviço de extrema necessidade em um país em desenvolvimento como o nosso.

2- Biblioteca e Informática:
            Os estudantes reconhecem que há uma reestruturação da biblioteca para atender aos sistema federal de ensino (MEC), mas há seis anos os alunos sofrem com a falta de livros ou livros desatualizados. É urgente a mudança. Novos exemplares devem ser adquiridos, afinal não é apenas uma nação que se forma com livros, mas bons médicos, que carregarão para sempre o nome da Unifenas em suas vidas e receituários.
            O laboratório de informática é precário. O sistema de softwares é falho. Cai a todo momento e impossibilita que os estudantes façam seus trabalhos curriculares na universidade. Por uma reestruturação na rede de informática do campus Líbano!

3- Acessibilidade:
            Dois estudantes do primeiro período tem necessidades especiais para locomoção. Será que somente agora a faculdade irá perceber que há seis anos os estudantes, funcionários, professores e pacientes sofrem com as escadarias e falta de rampas e elevadores?
            Pela ativação de elevadores já no CEASC e faculdade de medicina. Pela construção de rampas!

4 – Burocracias:
            Os estudantes são assaltados, sofrem acidentes de carro, vêem seus pais, namorados e familiares assassinados, vão a um congresso apresentar um trabalho acadêmico e têm NEGADO seu pedido de segunda chamada para as provas! Já poucos estudantes falsificam ou conseguem atestados inidôneos, com um CID qualquer e fazem a referida prova.
            Pelo fim da burocracia pra fazer provas, desde que devidamente comprovado fato de força maior. Pela punição dos estudantes desonestos que alimentam essa máquina errônea que aterroriza todos os estudantes.
            Os estudantes também exigem celeridade no lançamento das notas, na resposta dos seus requerimentos.

5- Administração:
            Os estudantes de Belo Horizonte não conhecem a sua reitora. Os estudantes de BH precisam ter respostas que vão além da alçada da coordenação do curso. Para que serve uma reitoria vazia e uma coordenação que depende totalmente de Alfenas para despachar assuntos básicos?
            Independentemente do esquema administrativo desta instituição, os estudantes exigem maior autonomia da Coordenação do Curso para dar respostas aos seus pedidos. Os estudantes de Belo Horizonte querem se sentir parte da Unifenas, sem ter que estar em Alfenas, onde parece que tudo se reporta.
            Aqueles estudantes que necessitam resolver pendências financeiras também levantam a mesma causuística: A administração em Belo Horizonte não tem autonomia para resolver problemas, nem para dar respostas.
            Precisamos de uma admnistração mais presente em nosso campus, para que possa conhecer de perto nossos problemas e propor soluções conjuntas com docentes e discentes, buscando a excelência e reconhecimento nos serviços que prestam.

6 – Espaços para os estudantes:
            Em agosto o DACM ajudou a construir um congresso regional. Representantes estudantis de toda Minas Gerais e alguns do Brasil visitaram o espaço do DACM. É vergonhoso os estudantes terem quatro metros quadrados para se reunir. Vergonha é o que sentimos quando autoridades estudantis que nos visitam percebem que não temos espaço. Lembramos que o DACM tem por finalidade o lazer, a cultura, a conscientização política e social e o amparo aos estudantes. Como podemos exercer plenamente nossos direitos se não temos espaço? O DACM é hoje: Coordenador em MG da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM), Coordenador em Saúde da União Estadual dos Estudantes (UEE-UNE), membro discente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais. Estamos nos projetando em Minas Gerais para quebrar o preconceito que outras instituições tem com nossos estudantes. Conseguimos avanços consideráveis na política e relações com outras faculdades de medicina. Mas internamente? O DACM precisa de espaço físico para exercer seu papel! O DACM precisa de espaço nas discussões de currículo, pesquisa e extensão.
Por uma nova sede para o DACM e pelo reconhecimento dos estudantes como atores principais dentro desta universidade!



Esses seis tópicos foram amplamente debatidos, requisitados e defendidos na Assembléia Geral dos estudantes. Os estudantes desejam construir esta universidade, opinando e demonstrando onde estão os erros. Não queremos ser personagens mudos dessa etapa tão importante da nossa vida que é nossa FORMAÇÃO MÉDICA.
Queremos nos orgulhar de estudar em uma universidade que nos ouça, que nos atenda, que discuta conosco seus problemas e empecilhos, que esteja pronta a resolver os problemas e não apenas dar desculpas ou postergá-los.
Queremos nos orgulhar de sermos estudantes da Unifenas-BH, e queremos ter orgulho da nossa formação técnica adequada, com livros, peças, professores, computadores e tudo o mais que é necessário para uma formação básica de qualidade.
O DACM, está pronto para ouvir as respostas e está certo que a voz dos estudantes não vai ser silenciada pelos timbres preconceituosos. O DACM tem compromisso com a qualidade da nossa formação e defenderá isso constantemente.
A Universidade José do Rosário Velano – Unifenas-BH é a casa de centenas de estudantes, passaremos aqui anos tenros da nossa juventude, e é desses anos que queremos nos lembrar com alegria, não com decepção ou tristeza.

Por uma universidade que atenda a todos nós!

Diretório Acadêmico Carlos Mosconi.

22 de setembro de 2009.

Um comentário:

Ananá disse...

"Os estudantes de Belo Horizonte não conhecem a sua reitora."
Os estudantes de Alfenas também não. Aliás, todas as reclamações que vocês fazem nesta carta se aplicam diretamente a nós. Ao que me parece, se contarem com o desconto do pagamento em dia, até as nossas mensalidades são do mesmo valor. As coisas por aqui são MUITO piores do que parecem. É MUITO importante a nossa aproximação... 2 D.A.´s da Medicina juntos têm a massa de manobra para qualquer tipo de ação... Nos vemos no COBEM, em Curtiba!

Beijinhos,
Há braços!


Ananá
D.A.J.S. - Diretório Acadêmico Julieta Santos
Medicina UNIFENAS - Alfenas/MG
Gestão 2009