Entre os dias 17-20 de outubro, ocorre o COBEM, um congresso nacional que envolve alunos, professores, diretores de escolas de medicina, representantes do governo e pesquisadores de todo país. Houve mais de 3 mil inscritos inscritos no COBEM deste ano, que ocorreu em Curitiba-PR.
O DACM esteve presente pela terceira vez no COBEM, com os delegados da Unifenas-BH Everson de Carvalho e Thiago Lazaroni.
Os delegados tiveram direito a voto nas decisões importantes que são tomadas durante o congresso, que discute a educação médica de todo o país, como por exemplo abertura de novas escolas, o currículo do médico, o exame de ordem, internatos e residências.
Nesse ano, o DACM auxiliou nas discussões sobre a representação dos estudantes nos rumos das escolas de medicina no Brasil. Ampliou-se a discussão sobre a luta pela qualidade nas escolas particulares de medicina, cujo debate tem sido adiado há muito tempo em Minas Gerais.
Representantes do DACM fizeram contato com vários DA´s de escolas de medicina de MG, formando uma parceria que nos auxiliar debater problemas e encontrar soluções para uma formação de qualidade. Destaque-se para contato com representates da Unifenas Alfenas, FCMMG, Faculdade do Vale do Aço e Barbacena.
Durante o COBEM discutiu-se muito sobre lei de estágios, cujo debate será ampliado pelo DACM. Além disso, o tema central: O SUS como escola esteve a todo momento nas discussões dos estudantes do Brasil todo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário